Um dos personagens mais controversos do mundo das artes marciais, Jake Paul, voltou a criar polêmica com suas declarações. Desta vez, o influenciador e lutador de boxe comentou sobre o estado atual do MMA, afirmando que a modalidade está em declínio, ao passo que o boxe vive uma fase de crescimento exponencial. Apesar de suas opiniões controversas, Paul não deixou de reconhecer a supremacia de Alex Poatan no UFC.
Em uma entrevista ao canal 'All the Smoke Fight', Jake Paul declarou que, na sua visão, o MMA está enfrentando um período de decadência, tornando-se uma luta monótona se comparada ao boxe. Segundo suas palavras: 'Atualmente, todos têm uma boa defesa de quedas, todos são faixas pretas de jiu-jitsu. Portanto, não vemos mais finalizações significativas, nem tantas quedas. O MMA não é mais o que era. Essa é a realidade. Por outro lado, o boxe está em ascensão como nunca antes', afirmou o youtuber.
Para ilustrar o bom momento vivido pelo boxe em contraste com o MMA, Jake Paul mencionou a sua luta contra Mike Tyson, que conquistou a maior audiência esportiva do último ano. Ele enfatizou: 'O maior evento esportivo de 2024 foi o boxe', referindo-se ao seu combate com Tyson em novembro. 'O MMA está se convertendo em uma versão mais limitada do boxe', criticou o pugilista.
Apesar de suas críticas contundentes ao MMA, Jake Paul não deixou de elogiar os maiores expoentes da modalidade. Nesse sentido, o norte-americano destacou o brasileiro Poatan como o melhor lutador do mundo em todas as categorias. Paul declarou: '(Poatan) está nocauteando todos os adversários. Ele é o melhor porque ninguém consegue derrubá-lo, ninguém consegue finalizá-lo. O boxe resistirá à passagem do tempo, tem sido assim desde 1500', elogiou.
Embora suas opiniões tenham gerado controvérsias, Jake Paul anunciou sua estreia no MMA. Após assinar contrato com a PFL, renomada organização mundial da modalidade, o lutador ensaiou uma estreia nos octógonos, porém o combate ainda não ocorreu. Peter Murray, CEO da PFL, confirmou que a luta do youtuber no MMA está programada para 2025, mas o adversário ainda não foi definido.